top of page

Conteúdo Cleopatra: 5 Filmes para assistir Dia da Visibilidade Lésbica

duas mulheres de mãos dadas numa canoa azul sorrindo para o céu.  Filme Rafiki, 2018
"Rafiki", filme de 2018.

O Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto, é uma data crucial para dar destaque e celebrar a existência, a luta e a beleza de mulheres que amam mulheres. Mais do que uma simples comemoração, é um dia para reforçar a importância da representatividade e da voz lésbica na sociedade.

No cinema, a representação de personagens e histórias lésbicas tem evoluído, saindo de estereótipos para narrativas complexas e profundas que tocam o coração e desafiam preconceitos. Para celebrar esta data, a Cleopatra Filmes selecionou 5 filmes imperdíveis que celebram o amor, a resiliência e a identidade lésbica. Prepare a pipoca e venha se emocionar conosco!


1. Rafiki


Um filme vibrante e corajoso do Quênia que foi proibido em seu país de origem por abordar o amor entre duas jovens em uma sociedade conservadora. A história de Kena e Ziki é um poderoso grito por liberdade e aceitação, mostrando que o amor sempre encontra um jeito de florescer, mesmo sob pressão.


2. Elisa e Marcela


Filmado em preto e branco, este longa espanhol conta a história real de Elisa Sánchez Loriga e Marcela Gracia Ibeas, duas mulheres que, no início do século XX, desafiaram a igreja e a sociedade para se casarem, com uma delas se passando por um homem. Uma prova de que o amor verdadeiro é capaz de romper barreiras históricas.


3. A Criada


Com uma trama envolvente e repleta de reviravoltas, este thriller sul-coreano de Park Chan-wook vai muito além de sua história principal. O filme apresenta uma paixão proibida e sensual entre a herdeira Hideko e sua criada Sook-hee, explorando temas de classe, poder e desejo de uma forma magistral e visualmente deslumbrante.


4. O Perfume da Memória


Retrata uma noite na vida dessas mulheres (Ana e Laura), colocando o espectador “dentro” de uma casa onde grande parte da história se passa, como um voyer, presenciando, ali, uma infinidade de encontros e desencontros radicais. Duas mulheres com afinidades absurdas e discordâncias irreconciliáveis.


5. Flores Raras


A história de amor entre a poeta norte-americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares é contada com sensibilidade neste filme brasileiro. Explorando a complexidade de um relacionamento entre duas mulheres fortes e talentosas, a trama mostra as alegrias, os conflitos e a paixão que marcaram essa união histórica, deixando um legado de arte e amor.

Assista a esses filmes e celebre o Dia da Visibilidade Lésbica em grande estilo, reconhecendo a importância de cada uma dessas histórias para a construção de um mundo mais diverso e inclusivo.


 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page